Justiniano FrançaO secretário de Serviços Públicos de Feira de Santana, Justiniano França, avaliou positivamente o seu primeiro mês à frente da pasta, nessa nova gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que se iniciou no dia 1º de janeiro do corrente ano. Conforme Justiniano, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) tem por finalidade planejar, coordenar, orientar, executar e fiscalizar os serviços de limpeza urbana, iluminação pública e manutenção de áreas verdes, além de outras atribuições inerentes a essas atividades.

Limpeza Pública

Ele salientou que o Departamento de Limpeza Pública, que é coordenado por Antônio Francisco Rosa, realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, relevantes ações em diversas localidades do município, no mês de janeiro. “Uma das atividades foi o primeiro mutirão da SESP, ocorrido neste ano, que teve início no dia 10 de janeiro, onde atendeu 100% das ruas das localidades da Serraria Brasil, Brasília, Parque Linear, Parque Lorena, Irmã Dulce, entre outras, com serviços de orientações ambientais, de varrição, capinação, retirada de entulho, pintura de meio-fio, além das ações fiscalizadoras e execução da operação ‘Bota Fora’, que recolhe móveis, eletrodomésticos e outros materiais considerados inservíveis”, destacou.

Justiniano informou que posteriormente foi iniciado o mutirão da limpeza nos bairros Capuchinhos e Santa Mônica. E acrescentou que, paralelo aos mutirões, a SESP atendeu normalmente às mais variadas comunidades da sede e dos distritos de Feira de Santana, com a prestação de serviços de sua competência. Segundo ele, um dos objetivos das ações supracitadas é eliminar os possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Áreas Verdes

Em relação às ações do Departamento de Manutenção de Áreas Verdes, que tem como diretor José Deodato Peixinho Filho, o secretário afirmou que o setor também cumpriu seu papel satisfatoriamente, uma vez que viabilizou em dezenas de praças, avenidas, parques e outros equipamentos públicos “inúmeros serviços de revitalização, limpeza, molhação de áreas verdes, paisagismo e arborização, análise da qualidade das árvores, fertilização, controle de formigas em mais de 300 formigueiros, corte de grama, poda de mais de quatro mil árvores e retirada de vários pneus usados das ruas para produção de lixeiras ecológicas”.

Iluminação Pública

No que concerne ao Departamento de Iluminação Pública, que tem como diretor José Wilton Santos Cerqueira, o secretário Justiniano França também se mostrou satisfeito com as ações que foram desenvolvidas no primeiro mês de janeiro, no qual o setor deu uma importante contribuição aos referidos mutirões, trocando relés de lâmpadas acesas durante o dia e substituindo as lâmpadas queimadas durante a noite. “No mês de janeiro, na sede de Feira de Santana foram substituídas pelo Departamento de Iluminação Pública 3.708 lâmpadas e cerca de 1.000 nos distritos, além de o setor ter realizado serviços de manutenção elétrica em praças, monumentos, viadutos e prédios municipais”, pontuou. (Jornalista Sérgio Augusto)