Quase 100 mil mulheres (99.896) realizaram exames de mamografia gratuitamente em Feira de Santana nos últimos quatro anos – entre 2013 e 2016, através dos programas de Atenção à Mulher da Secretaria Municipal de Saúde. O número ainda é considerado abaixo do ideal. O índice referente ao público prioritário alcançado pelo município foi de 0,21 em 2016, o que corresponde a 21,53% da população feminina com 50-69 anos. O quantitativo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 70%.

A secretária municipal de Saúde, Denise Macarenhas, observa que durante o período foram realizadas campanhas de conscientização e mutirões coordenados pela SMS. Mas ainda há uma procura muito baixa pelo exame. “Nós dispomos do serviço o ano inteiro, e não há filas para o atendimento. Estamos trabalhando para melhorar o nosso índice e esperamos que as mulheres procurem mais por este exame, que é fundamental para a saúde delas”, ressalta.

Do número total, no período de quatro anos, foram examinadas 46 mil mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos, que é definido como público prioritário pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos também tiveram uma presença expressiva: cerca de 48 mil realizaram a mamografia. Dentre as idosas com mais de 70 anos, mais de 6 mil foram examinadas no período. Já para o público na faixa de 11 a 30 anos, foram realizados 66 exames.

Se comparado ao município Vitória da Conquista, durante os anos de 2013 a 2015, cerca de 14 mil mulheres foram examinadas,  já em feira de Santana mais de 36 mil exames foram realizados , durante o mesmo período, o que representa um aumento de 62%.

A coordenadora do Departamento de Atenção a Saúde (DAS), Nayara Aguiar, explica que durante o mês de outubro, por conta do movimento Outubro Rosa, a procura pelo exame aumenta. Mas durante os outros meses do ano, as vagas sobram. Na rede pública de saúde, os locais que disponibilizam o exame são: CMDI, CEPARH, HDPA, e IHEF.