Centro de abastecimento (6)(FOTO JUCILENE MARTINS)Uma ação conjunta liderada pela Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Abastecimento, na noite desta terça-feira, 2, mediante denúncia da utilização de produto químico para acelerar o amadurecimento de bananas, resultou na notificação de alguns comerciantes encontrados no local. Conforme a denúncia, as substâncias estavam sendo aplicadas de modo clandestino e com outra finalidade.

Prepostos da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Abad) esclareceram sobre os perigos que os agrotóxicos causam à saúde de quem os manipulam quanto para os consumidores que vão ingerir a fruta. “Todo agrotóxico tem potencial cancerígeno grande”, alertou o médico da Divisa, Erivaldo Nogueira.

“A nossa preocupação é com a saúde de vocês, dos consumidores, bem como das pessoas que circulam por aqui, já que podem inalar o produto químico”, acrescentou. Os agrotóxicos podem causar danos neurológicos e dermatológicos.

O engenheiro agrônomo e fiscal da Adab, Orliz Santana, disse que a aplicação de ethrel – substância apontada pelo denunciante – somente é liberada pelo Ministério da Agricultura para indução floral do abacaxi e para acelerar a maturação da cana-de-açúcar.