Comissão da Reforma Política

A comissão de 27 senadores que vai conduzir as discussões sobre a reforma política foi instalada na última terça-feira (23). Segundo o presidente da comissão, Jorge Viana (PT-AC), todos os integrantes sabem da responsabilidade de dar uma satisfação à opinião pública que desde 2013 cobra, inclusive nas ruas, mudanças na atividade política. Os trabalhos começarão nesta terça (30), quando o relator do grupo, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentará um plano de ação para que uma série de propostas possa ser aprovada até o dia 17 de julho.

Reforma política integra poderes

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente e o relator da Comissão Temporária de Reforma Política, senadores Jorge Viana (PT-AC) e Romero Jucá (PMDB-RR) respectivamente, se reuniram na quarta-feira (24) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para discutir a reforma política. Durante a reunião, Renan afirmou que votar a reforma política será um desafio e que o Senado dará prioridade a essas votações até o dia 17 de julho, quando o Congresso inicia o recesso. Na quinta-feira (25), os três parlamentares se reuniram com a presidente Dilma Rousseff. Segundo Renan, a presidente prometeu dar apoio às mudanças.

Pacto Federativo

Na terça-feira (23), a Comissão Especial do Pacto Federativo entregou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, uma lista com 20 matérias que já podem ser votadas em Plenário. Entre os temas das proposições, estão mudanças na repartição de tributos, modernização de legislação e fontes de recursos para saúde e segurança pública. Segundo o presidente da comissão, senador Walter Pinheiro (PT-BA), trata-se do primeiro passo na busca de uma solução para o pacto federativo.

Fonte: Agência Senado