imgAs prestadoras de serviços de energia elétrica, telefonia, televisão a cabo e internet poderão ser obrigadas a remover dos postes de Salvador os excedentes de cabos e fios sem uso. Projeto neste sentido, de iniciativa do vereador Leo Prates (DEM), foi apresentado recentemente na Câmara Municipal, argumentando que a medida contribuirá para a revitalização das ruas, praças e avenidas da capital baiana.

O Projeto de Lei Nº 05/16 estabelece que caberá à prefeitura notificar os responsáveis pela instalação da rede aérea existente, para que procedam a retirada do excedente e sem uso. Após a notificação, as concessionárias terão prazo de 30 dias para apresentar um plano de remoção.

Emaranhados

“Salvador encontra-se em processo de revitalização de ruas, avenidas, praças etc. No entanto, é possível observar que a paisagem urbana frequentemente é assolada por emaranhados de cabos e fios nos postes da rede elétrica, muitas vezes abandonados, colaborando com a poluição visual em nossa cidade e os riscos aos transeuntes ao aumentar o risco de rompimento dos fios de alta tensão. O cabeamento e a fiação aérea já contribuem em muito para a poluição visual das ruas”, justifica o vereador Leo Prates.

Para piorar a situação, observa o autor do projeto, em muitos casos é possível constatar a existência de “estoques” de fios e cabos para futuras ampliações de rede ou reparos, o que sobrecarrega ainda mais os postes.