Projeto Mosquito Zero intensifica combate a dengue em São Gonçalo dos Campos

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a implantação do projeto Mosquito Zero nessa quarta-feira, 04, em reunião com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, no plenário da Câmara de Vereadores. A inciativa tem por objetivo intensificar as adoções de medidas preventivas e de controle do Aedes Aegypti que já estão sendo realizadas na cidade. Utilizando a tecnologia, o aplicativo Mosquito Zero contribue para redução dos focos do Aedes aegypti, índice de infestação predial e agravos associados. Além de atuar em parceria com as instituições públicas e privadas na geração e evidências para tomada de decisão, otimização e melhor alocação dos recursos públicos.

Na Bahia, apenas no primeiro semestre, de acordo com levantamento divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mais de 40 mil casos de dengue foram notificados e 29 mortes já foram confirmadas. O número de casos de dengue no Estado cresceu 667% de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período em 2018.

A secretária municipal de Saúde de São Gonçalo dos Campos, Jaqueline Porto, relata que a iniciativa do projeto foi despertada pelo aumento da quantidade de notificação de casos de dengue no município. “Estamos procurando alguma forma de minimizar esse problema e/ou solucionar. O início do projeto é este primeiro momento de reunião. Em seguida faremos um planejamento e a execução do “Mosquito Zero” já vai estar acontecendo na próxima semana”, pontuou.

Na oportunidade, a secretaria ainda explicou o uso de drones no projeto de combate ao mosquito. “Não é simplesmente pegar um drone e sair voando por aí. A maioria dos focos estão dentro dos domicílios e as pessoas tem a tendência de negar, mas quando a gente vê a prova não dá pra questionar”, destacou. (Ascom)