Prefeitura dá primeiro passo para construção da sede própria do Hospital Municipal

Foto: Divulgação

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Guanambi publicou na edição do Diário Oficial do Município na última quinta-feira (6), o Aviso de Licitação para contratação de empresa com material e mão de obra, para construção da sede própria do Hospital Municipal. A licitação será realizada no dia 9 de janeiro de 2019, às 08 horas. Atualmente o Hospital Municipal funciona em estrutura alugada, situado à Rua Rui Barbosa, no Centro, onde funcionava o antigo Hospital São Lucas.

A obra está orçada em R$ 2.976.542,80, com contrapartida do Município de R$ 973.548,95. Em novembro do ano passado, o prefeito Jairo Magalhães esteve em Brasília, onde se reuniu com técnicos e o assessor do Ministro da Saúde, Messias Boaventura, onde discutiu os parâmetros técnicos para a liberação dos recursos, que já estão disponibilizados. Os valores são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida, junto ao Governo Federal, través de Convênio firmado com a Caixa Econômica. O novo equipamento de saúde terá área construída de 1.418 m² e será erguido no bairro Ipanema.

De acordo com a Prefeitura, já foram entregues 7 novos equipamentos de saúde: As UBS dos bairros Ipiranga, Leolina de Sá, Novo Horizonte e Lagoinha,  Lavanderia Municipal, Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na Rua Camerino Neves, no Bairro Vila Nova, e o Centro de Controle de Natalidade Canina, na BR-030, antigo Canil Municipal. Está em fase de acabamento ainda, as obras da Central das Vigilâncias: Sanitária, Epidemiológica e de Saúde do Trabalhador. “Seguramente, a sede do Hospital Municipal de Guanambi será uma das estruturas de saúde, das mais modernas de toda a região, o que irá fortalecer ainda mais a saúde da nossa população e ampliação dos serviços”, salientou o prefeito.

Hospital Municipal de Guanambi

O Hospital Municipal de Guanambi foi reaberto na gestão do ex-prefeito Charles Fernandes, em 16 de junho de 2015, em prédio locado pela Prefeitura, onde funciona até a presente data. Uma grande equipe de médicos e profissionais já realizaram no estabelecimento de saúde mais de 6.500 cirurgias eletivas, em sua grande maioria, de pessoas humildes que não tinham condições de arcar com os custos dos procedimentos. “A construção da sede própria do Hospital Municipal, irá propiciar melhor e maior estrutura, onde poderemos ampliar o atendimento, e ainda economizar substancialmente, pois não teremos mais o custo de aluguel”, salienta André Moitinho, secretário Saúde.