Vereador Pedro Américo (DEM)

O vereador Pedro Américo (DEM), em seu pronunciamento na manhã desta segunda-feira (15), na Câmara Municipal de Feira de Santana, informou que o Governo do Estado interrompeu, em 2016, uma parceria mantida com a Prefeitura de Feira de Santana para oferta de carro-pipa e de outras ações de combate à seca. Pedro era, na época, coordenador da Defesa Civil, órgão da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos

O vereador disse que foi mantido um relacionamento institucional saudável com o então superintendente estadual de Defesa Civil, Rodrigo Hita, “homem sensível e democrático”, que disponibilizou oito veículos para socorrer a zona rural de Feira de Santana. “Por uma ordem sabe-se lá de quem essa parceria foi encerrada, mesmo diante de um quadro de calamidade pública que se enfrentava, com uma das piores estiagens da história da cidade”, disse.

Conforme o edil, a situação se agravou com o “sucateamento” da CERB (Companhia de Engenharia Rural da Bahia). “O órgão não atendeu a ofícios da administração de Feira de Santana solicitando perfuração de poços”.

Pedro Américo ainda disse que entende que os esforços devem ser conjuntos entre as gestões local, estadual (através da Embasa), e federal, nesta última esfera, especialmente o Exército, “que disponibiliza apenas um carro-pipa” ao município. (CMFS)