Alice Portugal é oficializada candidata a prefeitaA Convenção Municipal do PCdoB em Salvador bateu o martelo e oficializou, neste domingo (31/07), a candidatura da deputada Alice Portugal a prefeita da capital baiana, em uma convenção histórica. Pela primeira vez, o partido vai liderar uma chapa majoritária apoiada por outras quatro legendas – PT, PSB, PSD e PTN -, também oficializada na ocasião, no ginásio do IFBA-Canela.

Além de ter uma mulher no posto de candidata a prefeita, em um cenário de baixa representação feminina na política, a frente inovou ao escolher outra mulher para ser a candidata a vice de Alice Portugal: a deputada estadual Maria del Carmen, do PT. A chapa ‘100% mulher’ deverá enfrentar nas urnas o atual prefeito da cidade, ACM Neto (DEM), nome cotado para a disputa.

Após ser oficialmente anunciada como candidata a prefeita, Alice agradeceu ao PCdoB pela confiança, e aos partidos aliados, principalmente ao PSB e ao PT, que abriram mão de lançar candidatos próprios. “Recai sobre mim essa tarefa que será horizontal, construída a muitas mãos. Essa é uma frente popular, que nós vamos carregar no coração e nas mãos”, afirmou.

Olívia Santana, presidenta do PCdoB-Salvador, manifestou o orgulho do partido por liderar a chapa, que foi construída após um intenso processo de debate. “Aqui temos partidos que acreditaram em um novo projeto para Salvador, que não se curvaram e se levantam em defesa do Brasil e da cidade. É muito importante para nós liderar essa frente”. Daniel Almeida, o presidente estadual, também destacou o processo de construção: “Ficamos aguardando a hora, mas não sentados. Trabalhando em cada canto da cidade. A militância se manteve presente, lutando, até chegar a nossa vez”.

Na convenção, estiveram presentes a presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos; o governador Rui Costa; o ex-governador Jaques Wagner; a senadora Lídice da Mata; além dos dirigentes municipais e estaduais do PCdoB e dos partidos aliados. O partido também apresentou uma lista de 20 nomes de candidatos a vereador e vereadora, na disputa proporcional.