compras-1Integração entre as aquisições e contratações do Estado e a disponibilidade orçamentária de cada unidade. Esse é o lema principal do novo enfoque adotado no processo de compras públicas na Bahia. Desde meados de 2015, o sistema trouxe medidas que vêm organizando melhor a rotina de trabalho e a relação entre os gestores e o órgão central. Os resultados são tão relevantes que o tema está sendo debatido no Seminário Internacional de Compras Públicas Estaduais, que acontece dentro do 100º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração na cidade de Manaus (AM), realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).

Para o diretor de Suporte à Logística da Secretaria da Administração (Saeb), Marcos Lopes, os novos procedimentos trouxeram uma melhora significativa ao trâmite dos processos, além de economia aos cofres públicos. “A iniciativa exige mais comprometimento dos gestores sobre o ato de adquirir e utilizar bens de consumo e recursos naturais, não excedendo às necessidades, por intermédio da conscientização e mudança de hábitos, racionalização dos gastos, e otimização dos recursos financeiros, humanos e ambientais”.

Nesta sexta-feira (26), Lopes apresenta o artigo Novo Enfoque ao Planejamento de Compras e Contratações do Estado da Bahia, elaborado pela coordenadora de Registro de Preços da Saeb, Aline Lima. A palestra faz parte do painel ‘Boas práticas para o fortalecimento da gestão de compras nos estados brasileiros – estudos de casos’, que acontece das 9 às 11h, e terá representantes também de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará. “Todos os estados brasileiros passam por situações similares de contingenciamento. Portanto, participar de um evento como esse é uma oportunidade ímpar de troca de ideias e informações”.