Na tarde da última quinta-feira, 25 de abril, foi realizado na Unidade Básica de Saúde Oséias Peixoto, uma reunião do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com a participação da supervisora do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB, Danielly Farias. A reunião foi para firmar uma parceria com o NASF e falar sobre a organização do trabalho e incentivar às equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos em Ibicaraí e contou com toda a equipe do NASF local.

Segundo Daniely Farias, o PMAQ-AB fez uma parceria com a equipe do NASF, para trabalhos em conjunto a fim de desenvolver estratégias de qualificação e acompanhamento da atenção básica. “A ideia da parceria com o NASF é a de melhorar o atendimento e o apoio à saúde local e profissionalizar cada vez mais o profissional de saúde em Ibicaraí”, disse Daniely.

Para a Coordenadora do NASF, Francine Melo, quem ganha com a parceira do NASF com o PMAQ-AB é a população local. “O prefeito Lula Brandão tem pedido e cobrado diariamente o apoio e atendimento ao cidadão local. Estamos trabalhando muito e buscando alternativas para prestar um bom serviço para as pessoas na sede e nos distritos de Ibicaraí”, informou Francine.

NASF – Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

PMAQ-AB – O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB, tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

Combate à hipertensão – No mesmo dia, durante a manhã, foi realizada a mobilização do dia de combate à hipertensão, na Escola Municipal de Ibicaraí, na Vila Santa Isabel, com aferição de pressão arterial e palestras desenvolvidas pela equipe da USF Henrique Sampaio, do NASF e estagiários de enfermagem.