MOC celebra os 20 Anos do Projeto Baú de Leitura

Foto: Divulgação

É com grande alegria, sentimento de conquista e valorização de um trabalho compartilhado, que estamos celebrando os 20 anos do Projeto Baú de Leitura na Educação Contextualizada. Um projeto que iniciou em 1999 nas escolas e Jornadas Ampliadas, contribuindo para Erradicação do Trabalho Infantil e posteriormente o Baú passou a fazer parte da vida de centenas de escolas do campo e da cidade em dezenas de municípios do Semiárido da Bahia e de outros estados do Nordeste.

Foi com essa vontade de valorizar o aprendizado e sensibilizar meninos e meninas, conscientizando-os sobre o papel da leitura, com ações voltadas à leitura de forma lúdica, contextualizada e reflexiva, que vamos celebrar essa experiência inédita e relembrar as melhores vivências com o projeto, o Movimento de Organização Comunitária – MOC realizará no próximo dia 18 de Outubro, no Centro Social Urbano (CSU) bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, das 8:00 às 17:30 horas, os 20 anos do Projeto Baú de Leitura: Construindo Cidadania no Semiárido Baiano.

A celebração tem o objetivo de divulgar os desafios e resultados alcançados com o Projeto, bem como fortalecer a luta por Políticas Públicas de Educação do Campo, tendo o Baú de Leitura como elemento que contribui para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento das múltiplas aprendizagens das crianças e adolescentes.

No momento em que o mundo inteiro comemora também os 30 Anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, iremos comemorar os 20 anos do Baú de Leitura, enquanto instrumento de garantia de direitos das crianças e adolescentes, com acesso à literatura e ao mundo imaginário e fantástico da leitura. Neste momento contaremos com a presença de uma das principais escritoras da literatura infantil do Brasil – NYE RIBEIRO e também será feito o lançamento do “Caderno 2: Construindo Saberes para Educação Contextualizada”, (MOC – UEFS – RESAB) que contou com a colaboração de dezenas de educadoras/es e coordenadoras/es de diversos municípios.

O evento reunirá crianças e adolescentes envolvidos no Projeto, Professores (as) e Coordenadores (as) Municipais do Baú de Leitura, Secretários (as) de Educação dos municípios envolvidos, representantes de organizações da sociedade civil e da agricultura familiar, técnicos do MOC, e convidados especiais que contribuíram na construção do Baú de Leitura.

Conquistas

O trabalho com o Projeto Baú de Leitura vem provocando muitas mudanças e já obteve muitos resultados significativos na vida das pessoas e comunidades. Existem grupos de teatros formados, grupos de cultura, de danças, grupos de poesias, bandas de músicas formadas, CDs, poetas, pintores, ambientalistas e até adolescentes e jovens que se inserem nos espaços de participação e construção de políticas como Conselhos, fóruns, etc. Ou seja, a leitura no Projeto ela é significativa e serve como instrumento de desenvolvimento humano, para construção de um mundo melhor. É leitura com prazer e letramento, ou seja, a leitura que ajuda a compreender o mundo e viver melhor nele.

Segundo Vera Carneiro, Coordenadora de Educação do Campo Contextualizada do MOC, cerca de 100.000 crianças e adolescentes já passaram pela Metodologia do Baú de Leitura e acessaram a leitura lúdica e contextualizada, também existem mais de 3.000 Baús de Leitura sendo desenvolvidos na Bahia.

Através do Baú de Leitura Educadores e educandos vem inovando e abrindo espaços interessantes de leitura na escola e nas comunidades. Essas ações fortalecem e ampliam o trabalho iniciado em sala de aula, dinamizando as práticas educativas e envolvendo outros sujeitos no processo educativo.