Dos 43.999 eleitores de Cruz das Almas, apenas 11.813 (26,84%) fizeram o recadastramento biométrico. Isso significa que 32.186 cidadãos ainda podem ter seus títulos cancelados, caso não compareçam ao cartório para informar suas digitais. O alerta foi dado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, nessa segunda-feira (3/7), durante  cerimônia de assinatura de ratificação do convênio com a prefeitura da cidade.

“A nossa preocupação é chamar a atenção da população de Cruz das Almas para que compareçam ao cartório. O eleitor que não fizer o recadastramento biométrico até o dia 31 de janeiro de 2018 terá, infelizmente, seu título cancelado, o que acarretará na perda de alguns benefícios”, alertou o desembargador.

Com o cancelamento do título, o eleitor, cujo voto não seja facultativo, poderá ter restrições no CPF, dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, como o Bolsa Família, emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.

“Para mudar essa realidade é que estamos buscando incessantemente o apoio das gestões municipais e de outras instituições para que nos auxiliem nesse trabalho”, completou o desembargador.

O prefeito de Cruz das Almas, Orlandinho declarou que não medirá esforços para abraçar o projeto da biometria. “Quero dizer que o município já fez uma parte, com cessão de pessoal e mobiliário, mas acredito que possamos fazer ainda mais e aumentar esse apoio”.

Além do presidente do TRE-BA e do prefeito, participaram do evento o vice-prefeito de Cruz das Almas, Max Adolfo Passos Mendes; o juiz eleitoral Renato Alves Pimenta; o vice-prefeito de Sapeaçu, Ramon de Sena Souza; a vereadora de Cruz das Almas, representando o Poder Legislativo, Ilza Francisca; o procurador-geral do município, Vagner Reis Santana; o presidente da OAB da subseção de Cruz, Marcelo Velame Branco dos Santos, além de procuradores, promotores, secretários e servidores.

Sapeaçu

Na oportunidade também foi ratificado termo de parceria e convênio com a prefeitura de Sapeaçu. Até o momento, dos 14.748 eleitores do município, apenas 2.829 (19,18%)  compareceram ao cartório para fazer o recadastramento biométrico.