A nova diretoria executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Jequié, para o biênio 2017-2019, foi eleita e empossada na sexta-feira, 18, em solenidade realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A nova mesa diretora da entidade é formada por Silvino Rodrigues Tomáz, presidente, Rita Rodrigues Souza, vice-presidente, Carol Duque Borges e Natalino Perovano Filho, como primeira secretária e segundo secretário, respectivamente, sendo dois trabalhadores (Silvino e Rita) e dois usuários da rede municipal de saúde (Carol e Natalino). O evento contou com a presença do prefeito de Jequié, Sérgio da gameleira, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Hassan Iossef, além de membros da gestão municipal, representantes de entidades sociais e usuários da rede municipal de saúde.

Durante o evento foi agendada a primeira reunião para a organização das comissões de trabalho. Uma delas é a de acompanhamento e avaliação das contas e do Relatório Anual de Gestão (RAG), relativo ao ano de 2015-2016, período que a gestão pública não apresentou dados e contas.

“Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas públicas para a gestão de saúde na cidade.”, disse o secretário de Saúde, Hassan Iossef.

“O Conselho é a demontração efetiva do envolvimento da comunidade na busca por soluções dos problemas que possam vir a ocorrer na Saúde no município. É importante ter ciência, neste sentido, de que ele está diretamente envolvido na discussão de temáticas essenciais como o orçamento destinado à saúde, a política de recursos humanos, a relação com o setor privado, as epidemias, o saneamento básico, as estratégias de vigilância à saúde e muitos outros aspectos. Cabe ao município manter esse laço de compromisso e cidadania”, disse o prefeito de Jequié,Sérgio da Gameleira.