governo-garante-100-da-cobertura-oncologica-na-bahiaO Hospital Aristides Maltez (HAM), localizado no bairro de Brotas, em Salvador, terá, a partir de agora, a possibilidade de atender todos os pacientes da capital e do interior do estado que procurarem a unidade hospitalar para atendimentos na área de oncologia. Na manhã desta segunda-feira (26), o governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, esteve no HAM, onde autorizou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) a firmar contrato com a Liga Baiana Contra o Câncer (LBCC), mantenedora do hospital, para o repasse anual no valor de R$ 9,6 milhões à unidade hospitalar.

“Assinamos um contrato no valor de quase R$ 10 milhões para que ele [HAM] possa atender ao paciente no interior da Bahia, mas também, e especialmente, às mulheres que forem atendidas no Hospital da Mulher [previsto para ser inaugurado no dia 9 de janeiro de 2017], onde nós vamos fazer diagnóstico e parte cirúrgica, a parte de intervenção. Mas algumas dessas mulheres precisarão depois fazer um tratamento complementar de radioterapia e, portanto, o contrato que nós assinamos vai financiar esse tratamento pós-cirúrgico, ou seja, de radioterapia e, eventualmente de quimioterapia”. Segundo Rui, a meta é que o Hospital da Mulher agilize o atendimento às mulheres, com cirurgias sendo realizadas logo que for identificada a necessidade deste tipo de procedimento. “Queremos ajudar a salvar vida de centenas de milhares de mulheres”.

A assinatura do contrato permitirá a ampliação dos procedimentos voltados a pessoas com câncer como consultas clínicas, pediátricas, cirurgias oncológicas, exames laboratoriais, anatomia patológica, imuno-histoquímica, radiologia, ultrassonografia, tomografia, ressonância e quimioterapia. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), até o final do ano, terão sido registrados 25 mil novos casos de câncer na Bahia.

O presidente da LBCC, Aristides Maltez Filho, informou que na unidade, referência em oncologia, são atendidas 3,5 mil pessoas diariamente e  o número de cirurgias mensais varia entre 800 e 900 procedimentos. Para ele, o repasse dos recursos estaduais renova as esperanças do hospital em oferecer o tratamento completo a pacientes com câncer. “Hoje, no hospital, que tem como credencial básica, atender pessoas com câncer, basta o paciente chegar aqui com o laudo suspeito ou positivo [que será atendido]. É um aporte considerável, sinal de melhores dias”.

De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, o investimento impacta expressivamente na oferta de serviços de oncologia para os pacientes do interior do estado e as que serão encaminhadas pelo Hospital da Mulher. “Com isso, vamos folgar a rede, que é ocupada por pacientes ginecológicos, permitindo que o Hospital Roberto Santos e o Aristides Maltez possam focar em outros tipos de câncer”.

O HAM possui 232 leitos, sendo 10 de UTI. A unidade deve ser ampliada e está prevista abertura de 10 novos leitos de UTI. Na ocasião, o governador se comprometeu em equipar mais 20 leitos de UTI, totalizando 40 leitos, e também anunciou que pediu à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) a isenção do ICMS da fatura de energia do da instituição, a exemplo do que já acontece com a conta de água expedida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).