Feira e seus bairros com nomes de árvores e aves

Foto: Divulgação

Passam de uma dezena bairros e empreendimentos habitacionais que ganharam nomes de árvores em Feira de Santana. Muitos outros têm nomes relacionados ao meio rural, à fauna ou flora. Bairros que grandes foram batizados com nomes de árvores – não se sabe devido à quantidade destas espécies na região, como Parque Ipê, Limoeiro, Baraúnas, Mangabeira e Calumbi. Também têm nomes que homenageiam árvores o Jardim Sucupira, Jussara (que é uma espécie de palmeira) e os Eucaliptos e o Parque Cajueiro, que é um condomínio.

O Bem-te-vi e Parque Sabiá estão relacionados à fauna, como o Asa Branca, que é a ave símbolo do sertão. “O Morada das Árvores é uma grande homenagens a todas as espécies”, afirma o educador ambiental João Dias, da Secretaria de Meio Ambiente.

“Acredito que não foi de propósito, mas foi algo conduzido para que a cidade tivesse esta relação com o meio ambiente e o meio rural”, disse o educador.

São vários os bairros com nomes relacionados com a zona rural, como o Sítio Novo e Sítio Matias, a Chácara São Cosme, Campo Limpo e a Pedra do Descanso. O Morada Tropical homenageou a natureza como nomes das suas ruas, como Pau D’arco, Ipê Roxo, Pau Brasil, Cerejeira, entre muitas outras. (PMFS)