Secretário de Saúde de Feira de Santana, Marcelo Britto – Foto: Divulgação / PMFS

O secretário de Saúde de Feira de Santana, Marcelo Britto, anunciou que a cidade ganhará um Centro de Tratamento Pós-Covid. A Coordenação da unidade será do cardiologista e ex-secretário de Saúde, Edval Gomes. “Esse é um equipamento especializado novo, uma novidade no Brasil e que poucas cidades dispõe dele. É especifico para atender as eventuais sequelas que o Covid-19 tem. São sequelas muito novas até mesmo para a medicina que ainda está estudando as especialidades, quais são as consequências técnicas, como recuperar essas pessoas de forma a minimizar esses riscos”, informou.

Conforme o secretário de Saúde, a unidade terá uma equipe grande de fisioterapeutas, clínica médica, neurologia, psiquiatria, dentre outras especialidades como psicologia e nutrição. “Teremos todas essas equipes para recuperar essas pessoas que, por acaso, tenham tido qualquer tipo de consequência da doença”, disse.

O secretário ainda disse que uma outra novidade é que as pessoas que estão em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de forma grave já estarão agendadas para atendimento no local no momento da alta. “Tendo alta já vai ter o dia para comparecer e verificar se teve alguma sequela ou problema”, comunicou.

Ele alertou que a unidade não estará com as portas abertas. “Significa dizer que as pessoas não podem simplesmente ir para serem atendidas, não funciona dessa forma. As pessoas terão que continuar comparecendo as UBS’s e os PSF’s da sua região. Essas unidades vão ter protocolos específicos que, uma vez atendidos, elas mesmas farão a marcação para o centro de Reabilitação Pós-Covid. Não adianta ir direto”, relatou.

O secretário finalizou dizendo que o investimento será de mais de R$ 2 milhões. “Uma verba do deputado Zé Neto, que gentilmente cedeu no objetivo de ajudar também na recuperação dessas pessoas”.