Engenharias da UNEF produzem protetores faciais para profissionais de saúde

Foto: Divulgação / Ascom UNEF

Buscando dar continuidade ao combate ao Coronavírus, os cursos de Engenharia da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF estão produzindo, através de impressora 3D, protetores faciais para os profissionais de saúde terem mais segurança enquanto batalham para cessar a proliferação do COVID-19. A produção está sendo coordenada pelo Professor Mestre e coordenador do curso de Engenharia de Produção, Aldi Silva, sob supervisão do professor Jeidson Marques, dentista e coordenador do curso de Odontologia, e da professora Ivonete Maciel, também docente dos cursos de Engenharia da IES.

O professor Jeidson Marques comenta sobre a importância de mais pessoas assumirem a responsabilidade e iniciarem também essa produção. “A UNEF tem um laboratório com impressora 3D. Com esse recurso, estamos produzindo protetores faciais para os profissionais de saúde usarem durante o combate ao Coronavírus nas unidades hospitalares. Diante da carência de equipamentos de proteção individual, é de importância fundamental que as pessoas que tenham impressoras 3D contribuam com o processo”, disse.

O coordenador Aldi Silva explica o que motivou a produção dos equipamentos para os profissionais de saúde. “Nós percebemos que o uso excessivo das máscaras convencionais prejudica de forma agressiva o rosto dos profissionais de saúde, como foi exibido em matéria na Revista Veja sobre o Coronavírus. Por isso, estaremos produzindo e doando 100 máscaras em parceria com o grupo Combate-covid-HUB-FSA, ao Hospital Geral Cleriston Andrade de Feira de Santana. O grupo de trabalho da UNEF estará fazendo parcerias e também mobilizando pessoas que tenham o interesse de produzir máscaras para sermos um ponto de coleta como forma de potencializar a colaboração no apoio à saúde e ao combate ao COVID-19”, explanou o professor.

De acordo com Jeidson Marques, a produção começou nesta segunda-feira (23), e segue de maneira permanente. “Começamos a produzir ontem, e estamos produzindo a todo tempo, permanentemente enquanto for possível, para fornecer a unidades de saúde de Feira de Santana gratuitamente. Estamos nesse processo em parceria com o professor Aldi Rui, e uma equipe de alunos das Engenharias, além de outro grupo de parceiros que está nesse trabalho em todo o estado da Bahia”, ressaltou.

Como bem disse o professor, os equipamentos serão distribuídos gratuitamente. Para explicar melhor, 100 protetores faciais serão disponibilizados sem custos a unidades de saúde do município, como o Hospital Dom Pedro de Alcântara e o Incardio, além do Hospital Cleriston Andrade, já citado acima. “Esperamos confiantes em Deus que ações como estas ajudem a minimizar o sofrimento e as possíveis mortes que esta pandemia pode trazer”, finalizou o professor Aldi Silva. (Ascom)