Eures Ribeiro cobra recursos do Programa Brasil CarinhosoO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realiza em Salvador até esta terça-feira (19), o encontro FNDE em Ação. O evento, que pretende orientar os municípios a solucionarem pendências da educação e buscarem apoio para execução de programas, foi aberto na manhã desta segunda-feira (18), com a presença de prefeitos, secretários municipais e gestores interessados no cumprimento das metas da educação pelas prefeituras.

Na ocasião, o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), destacou que o momento de crise da economia trouxe grandes transtornos aos municípios. “Quem sofre mais é quem está na ponta”, disse. Ele fez uma breve retrospectiva das lutas dos prefeitos da Bahia, em 2017, e cobrou do governo federal os recursos do Programa Brasil Carinhoso, destinados às creches e que, repassado até 31 de dezembro, “vai ajudar os municípios a fechar as contas do final de ano”, apontou. Eures também teceu criticas ao Programa Dinheiro Direto na Escola, o qual, segundo ele, “os colegiados não funcionam, o recurso não é fiscalizado corretamente e não cumpre o objetivo”.

Ao saudar os presentes, o presidente da UPB fez questão de destacar a atuação do presidente do FNDE, o baiano Silvio Pinheiro, à frente do órgão. “Está fazendo um grande trabalho. Vejo os prefeitos baianos em Brasília e, quando eles dizem que são da Bahia, você [Silvio] atende com um sorriso mais aberto ainda”, afirmou. O prefeito de Salvador, ACM Neto, completou: “não deixa de puxar a sardinha para a Bahia”. O esforço apontado pelos gestores foi representado na assinatura, feita na abertura do evento, do convênio para construção de 10 creches e uma escola, atendendo a mais de 2 mil crianças em toda a Bahia. O convênio  da ordem de R$ 22,9 milhões foi assinado simbolicamente pelos prefeitos de Alagoinhas, Barro Alto, Jandaíra e Simões Filho. Os municípios de Itapicuru e Sítio do Mato também serão atendidos.

Com mais de mil inscritos, o encontro “FNDE em Ação” foi classificado por Silvio Pinheiro como a oportunidade de “atendimento individualizado aos municípios”. Pinheiro citou os desafios de sua gestão num cenário de restrições orçamentárias e garantiu que os prefeitos e secretários “terão dois dias de atendimento personalizado. Trouxemos os melhores técnicos do FNDE para estarem próximos dos estados e dos municípios”, explicou. Entre outras demandas, o evento fará capacitações, palestras e orientações para que os gestores encontrem um caminho para prestações de contas de obras paralisadas, implementem programas de maneira legal e melhorem a educação local.