Deputado Hilton Coelho (PSOL)

Deputado Hilton Coelho (PSOL) – Foto: Juliana Andrade

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), projeto de lei que institui campanha de orientação e conscientização sobre depressão pós-parto, a ser incorporado ao calendário oficial baiano de eventos.

Segundo o parlamentar, além de conscientizar e sensibilizar a população quanto à gravidade da depressão pós-parto, a campanha tem entre seus objetivos instruir sobre os sintomas e diagnósticos, alternativas de tratamento e evitar as complicações para a mulher, decorrentes do desconhecimento do fato de possuir o transtorno.

No documento, Coelho enumerou as variadas consequências da depressão, entre elas irritação, o sentimento de culpa, enfraquecimento do vínculo entre a mãe e o bebê, além de efeitos no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança. “Mães com depressão pós-parto muitas vezes amamentam pouco e descumprem o calendário vacinal da criança. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, essa condição pode levar ao suicídio materno”, alertou.

Também apresentou dados de pesquisa recente da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dando conta da prevalência da depressão pós-parto, no Brasil, na ordem de 26,3%, bem mais elevada do que a estimada pela Organização Mundial de Saúde para países de baixa renda que seria uma média de 19,8%.

“Quando se nota que mais de uma a cada quatro mulheres desenvolvem sintomas de depressão pós-parto, percebe-se a urgência da intervenção do Poder Público para a minoração desse problema”, destacou.

Para a realização da campanha, o projeto propõe ao Poder Executivo, a realização de eventos, seminários, workshops, palestras, aulas, distribuição de panfletos educativos, cartilhas, cartazes e outras atividades disseminadoras de informações acerca do assunto.

Também sugere parcerias com a iniciativa privada, para promover tais ações. (ALBA)