As questões de gênero terão destaque na Universidade de Verão (Univerão). O evento, promovido em Lauro de Freitas pela Secretaria de Educação (SEMED) em transversalidade com A secretaria de Cultura e Turismo e de Política para Mulheres (SPM) em parceria com onze instituições de ensino, iniciará a jornada de cursos, oficinas, rodas de diálogos E conferências na próxima segunda-feira (15), com a palestra “Universidade e Democracia”, ministrada pelo reitor da Universidade Federal da Bahia João Carlos Salles, no auditório do Centro Panamericano de Judô, às 16h.

De acordo com a gestora da SPM, Bárbara Chaves, na Univerão, além das mais de mil horas de aulas que acontecerão em espaços públicos nos bairros da cidade com a participação de nomes gabaritanos da educação brasileira, “também é uma oportunidade para abordar assuntos que provocam a reflexão quanto ao momento de empoderamento feminino e mercado de trabalho, ou seja, tratar de temas variados não apenas violência doméstica”, disse.

De acordo com a professora de dança do ventre e psicóloga da SPM Milliane Vieira (Tahira),  os minicursos “Ancestralidade da Mulher Brasileira” e “Corpo Feminino e Ancestralidade Indígena” abordarão questões éticas e a relação histórica e analítica no processo de colonização do Brasil. “Traremos os questionamentos sobre a desapropriação cultural que ocorreu com os indígenas e como isso afeta o contexto ao qual estamos inseridas hoje”, explicou ela que ministrará as aulas utilizando música e dança como instrumentos facilitadores.

Oficinas também serão usadas como ferramenta de discussão de gênero. Com o tema “Quem ama Abraça”, a facilitadora da SPM Carla Galo usará recursos áudiovisuais para dialogar sobre as diversas formar de violência contra a mulher. “Esse projeto nós desenvolvemos em escolas e associações ao longo do ano de 2017 e tivemos um retorno muito positivo da sociedade que compreendeu quando algo velado e até mesmo sutil como é o caso da violência patrimonial, econômica e psicológica, pode na verdade estar violando direitos”, destacou.

A Univerão acontece em três Campus até o dia 21, domingo. Ao todo serão mais de 100 minicursos ofertados gratuitamente, 50 oficinas e 25 rodas de saberes. Para participar basta acessar o endereço eletrônico www.laurodefreitas.ba.gov.br/univerao/ e se inscrever nos cursos gratuitos nas mais variadas áreas como artes, atividade física, capoeira, áudio visual, história, esporte, estética, dança, religião, saúde e muitas outras.

Os cursos serão certificados pela Universidade Federal da Bahia, do Vale do São Francisco, do Oeste da Bahia, Federal do Sul da Bahia, do Recôncavo da Bahia e as Universidades Estaduais de Santa Cruz, do Sudoeste da Bahia, de Feira de Santana e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e  Fundação Pedro Calmon.