Cerca de 9.450 doses da vacina contra influenza foram recebidas pela Secretaria de Saúde

Foto: Divulgação / PMFS

Cerca de 9.450 doses da vacina contra a influenza foram recebidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana no final da tarde desta segunda-feira, 06. O quantitativo faz parte da quarta remessa enviada para a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra influenza (gripe) e as doses estão sendo distribuídas a todas as unidades básicas de saúde e de saúde da família nesta terça-feira, 07.

A previsão, segundo informa a coordenadora do setor de Imunização Simone Neves, é que metade das 101 unidades de saúde estejam abastecidas até o final da tarde. “Orientamos que os idosos e trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados procurem a unidade de saúde mais próxima com caderneta de vacinação e documento de identidade, a ausência desses documentos não impede a vacinação. Os trabalhadores da saúde devem apresentar também qualquer registro que comprove a função em estabelecimentos de saúde ou comprovante de matrícula para os estudantes em estágio”, explica Simone Neves.

Ainda de acordo com ela, estratégias de vacinação dos trabalhadores da saúde continuam ocorrendo. “Para evitar grande fluxo de pessoas nas unidades, a orientação do setor de imunização é para que as empresas de saúde  com o quantitativo superior a 30 funcionários encaminhem um ofício solicitando as doses para vacinar os trabalhadores em seus respectivos locais de trabalho. O documento deve ser entregue no setor Rede de Frio, localizado na Secretaria Municipal de Saúde”, orienta.

No total, cerca de 65.115 doses já foram aplicadas. A meta é imunizar 90% de cada público alvo. Em Feira de Santana os idosos já ultrapassaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, alcançando 104,02% de vacinados, ou seja, 51.343 doses administradas. Já os trabalhadores da saúde ainda se encontram com 43,26% de pessoas vacinadas, totalizando 13.772 pessoas.

A vacina contra influenza não possui contraindicação, porém pessoas com febre devem adiar a vacinação e pessoas com alergia a proteína do ovo, mesmo não havendo restrição, devem comunicar ao profissional de saúde.

Indivíduos com sintomas de resfriado ou gripe devem se dirigir a unidade utilizando máscara. A Secretaria de Saúde orienta que evitem levar acompanhantes, exceto em casos necessários, como: menores de 18 anos, idosos que precisam de companhia, pessoas com dificuldade de locomoção e necessidades especiais, entre outros.

A primeira etapa da campanha, iniciada no último dia 23 de março, segue até o próximo dia 15 de abril e atende exclusivamente pessoas acima de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, povos indígenas e população privada de liberdade.

Na segunda etapa da campanha, que começa dia 16 de abril a 8 de maio, profissionais das forças de segurança e salvamento podem ser vacinados. O Ministério da Saúde antecipou a vacinação dos funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e  pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Podem ser vacinados também nesta segunda etapa caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, que foram acrescentados como um novo público alvo.

A última etapa da campanha abrange crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas de 55 a 59 anos de idade, gestantes e mulheres em período pós parto. Segue entre os dias 09 a 22 de maio. Professores de escolas públicas e privadas serão vacinados agora na última etapa, conforme recomendações do Ministério da Saúde. (PMFS)