Até 2050 cerca de 50% da população pode ter miopiaVista embaçada, dor nos olhos, dor de cabeça, lacrimejamento e irritação ocular. Em 33 anos esses sintomas podem ser comuns entre metade da população de todo mundo. Um estudo realizado pela Ophtalmology, publicação da Academia Americana de Oftalmologia, afirma que até 2050, cerca de 50% da população mundial pode ter miopia. E mais: entre as 5 bilhões de pessoas propícias a apresentarem a doença, quase 1 bilhão terá o problema em estágio avançado. O grupo de cientistas responsável pela pesquisa analisou 145 estudos que envolveram 2,1 milhões de participantes.

A causa apontada para o aumento no número de casos de miopia é o atual estilo de vida. Hábitos como a permanência das pessoas em ambientes internos, por exemplo, restringe a amplitude da visão natural. Ou seja, ficar cada vez mais tempo dentro de casa e até trocar uma caminhada ao ar livre por horas de maratona de séries pode ter consequências negativas para a visão.

Para alertar a população sobre os dados apresentados e orientar acerca dos sintomas, os tipos de erros refrativos ou como evitar a miopia, sugerimos entrevista com médico oftalmologista especialista no assunto.

Sugestão de Fonte: Dr. Alex Piai Ozores