Nesta quinta-feira (10), a partir das 8h, será realizado o 1º Congresso de Artesãs e Artesãos da Bahia, no auditório do Ministério Público Estadual, no bairro de Nazaré, em Salvador. Com o tema “Unidade e mobilização para o fortalecimento da política pública”, o evento é uma realização de associações de artesanato do estado e conta com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato. Os interessados em participar do evento poderão fazer a inscrição no local, durante a abertura.

O congresso reunirá trabalhadores do artesanato, estudantes, pesquisadores e agentes culturais para debater a importância das organizações sociais no desenvolvimento de políticas públicas a favor da produção artesanal baiana. Na ocasião, serão eleitos 30 delegados para participar do VIII Congresso Nacional do Trabalhador Artesão (Contrarte), que acontecerá em Brasília, de 28 a 30 deste mês. A programação conta ainda com a posse da diretoria da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãs e Artesãos do Estado da Bahia.

Estarão presentes no encontro: a titular da Setre, Olívia Santana; o secretário estadual de Turismo, José Alves Peixoto Júnior; a presidente da Confederação Nacional do Artesanato, Isabel Bezerra; a coordenadora nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Ellery; a professora doutora nas áreas de Arte e Design, Ana Beatriz Simon Factum; a mestre artesã e Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, Vânia Oliveira; a procuradora geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Ediene Lousado; e a coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre, Luciana Embilina.