Aplicativo Fala Feira 156 é lançado para facilitar as demandas da população

Foto: ACM

Oferecer um serviço rápido e eficiente na solução de demandas públicas como troca de lâmpadas, limpeza de ruas, retirada de entulhos, poluição sonora, trânsito ou operação tapa buraco, é o objetivo do Aplicativo Fala Feira 156, lançado na manhã desta quinta-feira, 29, pelo prefeito Colbert Martins Filho, no Paço Maria Quitéria. Fácil e simples de ser usado, o Aplicativo 156 será coordenado pelo Comitê Gestor do Município, criado em 2011, e que através da Central Disque Denúncia se constituiu num instrumento utilizado pelo contribuinte para acionar os órgãos da administração municipal, a fim de buscar soluções para as demandas da cidade. Reorganizado este ano pelo prefeito Colbert Filho, o Disque Denúncia, que atende, em média, 1.100 ligações/mês, ao ganhar status de aplicativo vai possibilitar ao cidadão, através do aparelho celular, simplificar ainda mais as suas reivindicações. Ao preencher os dados cadastrais de práxis no aparelho celular(CPF, endereço residencial, nome completo), o usuário ativa o sistema e poderá baixar o aplicativo. A partir das suas solicitações, ele receberá uma mensagem (SMS) informando o passo a passo da sua demanda, quando e como será atendido.

De acordo com o secretário Pablo Roberto (Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos), por razões de segurança e maior eficiência do projeto, as solicitações serão identificadas através de um sistema georeferenciado para localizar o endereço e o nome da pessoa. “Todas as solicitações terão retorno, e o cidadão poderá saber se sua demanda foi encaminhada com sucesso e se foi resolvida pela secretaria em questão”, explicou Pablo Roberto.

O prefeito Colbert Filho assinou um decreto instituindo o Programa de Voluntariado Civil de Feira de Santana, e o prêmio Cidadão Voluntário da Defesa Civil, “que visa a incentivar e valorizar as ações deste setor extremamente importante, e que precisa de mais espaço para exercer suas funções junto ao Corpo de Bombeiros Militares da Bahia”, disse. Na oportunidade, o coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo, discorreu sobre o Programa “Defesa Civil em Comunidade”. A iniciativa tem como lema “O risco existe e o melhor é estar preparado”, e congrega diversas ações do cotidiano, a exemplo de alguns acidentes domésticos que podem ser evitados.