Central de Videomonitoramento é inaugurada

Foto: Midian Bispo

Foi inaugurada, oficialmente, em solenidade virtual nesta quarta-feira (01), a Central de Videomonitoramento de Alagoinhas. As câmeras do projeto estavam operando em etapa de testes desde o início deste ano.  São 20 novas câmeras Speed Dome com circuito fechado de televisão digital em alta definição, que funcionarão 24h, sempre com cinco guardas municipais de olho nos monitores.

Com as câmeras em funcionamento, a Prefeitura visa não só apoiar o combate ao crime de forma integrada e organizada, ou inibir as ações ilícitas, mas também agir de forma preventiva, otimizando recursos e multiplicando o atendimento à população.

O sistema é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração (SEMAD), Diretoria de Tecnologia (DTI), Guarda Municipal em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Ministério Público, Comitê Interinstitucional de Segurança Pública, Casa Legislativa e StartNet. O treinamento dos agentes da Guarda foi realizado pela empresa Gerenciamento e Controle de Trânsito S/A (GCT) que também realizou a instalação e é responsável pela manutenção.

O prefeito Joaquim Neto ressaltou que a inauguração da Central de Videomonitoramento atende a uma ansiedade existente na comunidade por mais segurança. A entrega de ontem cumpre um papel estratégico na prevenção de crimes. “A central permite a prevenção e a prisão de criminosos, pois se atuará em conjunto com a órgãos de segurança. “A cidade cresceu muito e essa construção cidadã é fundamental para contribuir para um ambiente seguro. O momento também é de agradecer ao presidente da Câmara, Roberto Torres e demais  vereadores que muito contribuíram para a concretização deste projeto”, pontuou o prefeito.

“É importante que se diga que a segurança pública não se faz apenas com recursos humanos e materiais.A segurança pública deve ser entendida como um conjunto, pela análise de dados estatísticos e, principalmente, da integração de recursos tecnológicos”, analisa o comandante da Guarda Municipal, Renata Fortaleza. “Por isso é importante que os sistemas estejam integrados de uma forma que todos possam ter acesso, ou seja, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos de segurança relacionados”, defende a comandante.

Para o secretário de Administração, Edmilson Figueredo, o sistema de monitoramento eletrônico vai representar um aumento na segurança. “Eu acredito que a instalação dessas câmeras, realmente, vai proporcionar que a gente possa ter um cuidado melhor, a gente possa inibir a ação dos marginais com o apoio da Polícia Militar”, observou. “E vai ser uma ajuda também para a Polícia Civil,  e a população vai se sentir muito mais segura”, completou.

Com um investimento de R$ 714.225,00, originados de recursos próprios do município e de emendas coletivas de vereadores, as câmeras funcionarão em sistema integrado com outras 6 lentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), 5 da Polícia Militar e 1 da Polícia Federal, em um total de 32 câmeras para compor o sistema de monitoramento da cidade. (PMA)

Foto: Midian Bispo