Janeiro Branco – Foto: Divulgação

Como informa o site nacional do Janeiro Branco, o objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para questões e necessidades relacionadas às saúdes mental e emocional das pessoas e instituições humanas. Em Feira de Santana, a inciativa está sendo marcada por ações online, devido à pandemia, a exemplo da live a ser realizada no próximo sábado (23), às 19h, no Instagram da iniciativa (@janeirobrancofsa).

Coordenador do Janeiro Branco em Feira de Santana, o psicólogo, professor, especialista em Neuroreabilitação e integrante do Núcleo de Neuromodulação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Kleber Fialho, diz que há “preocupação também com os profissionais de saúde, pincipalmente nessa época de pandemia, que estão adoecendo”. Um dos objetivos específicos da campanha é também contribuir para a construção, fortalecimento e disseminação de uma ‘cultura de saúde mental’ que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da saúde mental da sociedade.

Acolhimento e voluntariado

Para receber atendimento, a pessoa pode cadastrar-se clicando aqui. Para ser voluntário, o indivíduo pode cadastra-se clicando aqui. Entre os comprometidos com a iniciativa estão médicos, psicólogos, psiquiatras, advogados, assistentes sociais, cantores, jornalistas e demais pessoas da comunidade feirense.

A campanha

Criada por um grupo de psicólogos no município de Uberlândia, no estado de Minas Gerais, em 2014, no país o Janeiro Branco está em sua 8ª edição e, desta vez, com o lema “Todo cuidado conta”. (Ascom)