acoes-educativas-do-detran-alcancam-300-mil-pessoas-em-2016As ações da Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) alcançaram aproximadamente 300 mil pessoas este ano, em Salvador e municípios do interior do estado, oferecendo atividades educativas, lúdicas e de conscientização. Campanhas como a “Balada Consciente”, o “Maio Amarelo” e “Seja + 1 por um trânsito + seguro” foram promovidas em festas populares e encontros que discutiram estratégias de segurança viária.

A instituição se aproximou dos estudantes da rede pública de ensino por meio do projeto ” Trânsito Cidadão”, que já atendeu 45 mil alunos em 140 escolas da capital e do interior. Eles assistem a palestras, vídeos e apresentações teatrais, com conteúdo sobre legislação de tráfego e áreas afins. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Miguel Calmon (IMIC) e tem o objetivo de formar uma geração de condutores mais qualificada para enfrentar os desafios das ruas e estradas.

Quase 4 mil novos motoristas foram preparados pelo Detran em 2016 e receberam a primeira habilitação gratuita, destinada a pessoas de baixa renda. Mais de mil certificados de capacitação foram entregues a mototaxistas, agentes de trânsito, militares e motoristas do transporte escolar. Pela primeira vez, foi oferecido o curso de Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), com 400 vagas, para beneficiar condutores de motos “cinquentinhas”. Pelo Centro Interativo passaram 9 mil crianças que aprenderam noções de trânsito de forma lúdica.

O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, disse que ações educativas serão ampliadas no próximo ano. “Tivemos avanços significativos em 2016, como o projeto ‘Trânsito Cidadão’, que superou a meta prevista e transforma estudantes em multiplicadores de boas práticas nas vias. Para 2017, já temos na programação o aumento da oferta da primeira habilitação no interior, novos cursos de capacitação e investimento em tecnologia para uma maior interação com o cidadão”.